José Pedro Croft

José Pedro Croft nasceu em 1957 no Porto e frequentou o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa de 1976 a 1981. Na década de 80 focou-se principalmente na escultura, empregando a pedra, influenciado pelo escultor João Cutileiro com quem trabalhou. Mais tarde, durante a década de 1990 trocou a pedra por objetos como mesas e cadeiras juntamente com outros materiais tais como o espelho, vidro, gesso ou bronze.

Croft realizou diversas obras públicas tais como a obra Escada em Santo Tirso e uma obra para o Jardim dos Coruchéus em Lisboa. José Pedro Croft participou em várias exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro. A sua primeira exposição individual foi em 1983 na Galeria do Diário de Notícias e inclusive representou Portugal várias vezes na Bienal de Veneza.

As suas obras encontram-se em diversas coleções tanto institucionais como particulares na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no Museu Nacional Cento de Arte Reina Sofía, na Fundação de Serralves, etc. Destacam-se as suas exposições no Centro Galego de Arte Contemporánea e no Centro Cultural de Belém. Mais recentemente, em 26 de Janeiro de 2023 exibiu uma retrospectiva, designada Et sic in infinitum, das suas obras dos dois últimos anos no Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa.